DICAS DE PINTURAS

PARA QUE SERVE CADA TIPO DE TINTA

UMA BOA INSPIRAÇÃO PARA PINTAR AS PAREDES É O PRIMEIRO PASSO PARA RENOVAR OS AMBIENTES DA CASA. O SEGUNDO É SABER QUAL É O MATERIAL DA SUPERFÍCIE QUE IRÁ RECEBER A COLORAÇÃO E O TIPO DE TINTA MAIS INDICADO PARA ELE.

PARA NÃO ERRAR, VALE CONFERIR ABAIXO O GUIA BÁSICO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DE CADA TINTA. E SE AINDA ASSIM VOCÊ FICAR NA DÚVIDA, É SÓ LIGAR PARA NÓS. COM AS NOSSAS DICAS, O SEU PROJETO TEM TUDO PARA FICAR MAIS FÁCIL!


LÁTEX

A TINTA LÁTEX É INDICADA PARA PAREDES DE ALVENARIA: INCLUI ACRÍLICAS, PVA E VINIL-ACRÍLICAS. A DIFERENÇA ESTÁ NAS RESINAS: A DAS ACRÍLICAS AGUENTA MELHOR UMIDADE E VAPOR. É PRECISO CORRIGIR IMPERFEIÇÕES COM MASSA CORRIDA. ESPERE O TEMPO DE CURA PARA LIXAR A PAREDE. PARA PINTAR USE ROLOS DE LÃ DE CARNEIRO OU LÃ SINTÉTICA. EM ÁREAS EXTERNAS PREFIRA AS COM PROPRIEDADES ELASTOMÉRICAS QUE ACOMPANHAM AS DILATAÇÕES E RETRAÇÕES DA ARGAMASSA EVITANDO FISSURAS.


VERNIZ
INDICADA PARA MADEIRA. É INCOLOR, MAS CRIA EFEITOS QUANDO APLICADO NOS ACABAMENTOS BRILHANTE OU ACETINADO. SE FOR REPINTURA É PRECISO LIXAR A MADEIRA ATÉ ELIMINAR O BRILHO E AS FARPAS. A APLICAÇÃO DA TINTA VERNIZ É FEITA COM ROLO DE ESPUMA DE POLIÉSTER OU PINCEL E TRINCHA. NA ÁREA EXTERNA PRECISA TER PROTETOR SOLAR.


ESMALTE

USADA EM MADEIRA E METAL, FORMA UMA CAMADA PLÁSTICA QUE COBRE COM COR A SUPERFÍCIE. EM ÁREAS EXTERNAS PREFIRA AS PREMIUM. HÁ VERSÕES DE TINTA ESMALTE À BASE DE SOLVENTE E À BASE DE ÁGUA. DEPOIS DE REMOVER PONTOS DE FERRUGEM COM LIXA, LIMPE O METAL COM UM PANO UMEDECIDO. APLIQUE UM FUNDO PREPARADOR E PINTE COM ROLO DE ESPUMA DE POLIÉSTER OU PINCEL E TRINCHA. NÃO É INDICADA PARA ALVENARIA POR QUE PODE DEFORMAR A PINTURA.

ATENÇÃO – NA HORA DA COMPRA, FIQUE ATENTO TAMBÉM À CLASSIFICAÇÃO ADOTADA PELOS FABRICANTES: ECONÔMICA É SÓ PARA USO INTERNO, ENQUANTO STANDARD E PREMIUM SÃO MAIS RESISTENTES E PODEM IR NA ÁREA EXTERNA.


ÓLEO

OUTRA INDICAÇÃO PARA PINTAR MADEIRA, REPELE A ÁGUA E PROTEGE O MATERIAL DA DETERIORAÇÃO. COMO AS TINTAS ESMALTES, ESCONDEM OS VEIOS DA MADEIRA E TAMBÉM SÃO USADAS EM METAIS. SE A MADEIRA ESTIVER COM GRAXA OU GORDURA, USE ÁGUA E SABÃO NEUTRO PARA IIMPÁ-LA . A PINTURA É FEITA COM ROLO DE ESPUMA DE POLIÉSTER OU PINCEL E TRINCHA.


STAIN
APESAR DE NÃO SER TÃO POPULAR, É UMA OPÇÃO PARA PINTAR MADEIRAS. COMO É ABSORVIDA PELO MATERIAL – EM VEZ DE FORMAR UMA PELÍCULA POR CIMA – A STAIN MANTÉM O ASPECTO NATURAL. DEPOIS DE LIMPAR A MADEIRA, É SÓ PINTAR COM PINCEL ROLO TRINCHA OU PISTOLA CONVENCIONAL.

 


EPÓXI
POR SER RESISTENTE À ABRASÃO, A TINTA EPÓXI É INDICADA PARA PISOS COM GRANDE CIRCULAÇÃO. É OPÇÃO PARA CERÂMICA TAMBÉM. COMO A APLICAÇÃO ENVOLVE MISTURA COM CATALISADOR, É MAIS INDICADO CHAMAR MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA. OS AZULEJOS DEVEM ESTAR LIMPOS, PRINCIPALMENTE NOS REJUNTES. A APLICAÇÃO É COM ROLOS DE LÃ DE PELO CURTO. SE A MISTURA COM O CATALISADOR NÃO FOR ADEQUADA, A TINTA ENDURECE OU PODE NÃO SECAR.

 


ESPECIAIS
TEXTURAS – PERMITE CRIAR DIFERENTES DESENHOS PARA A PAREDE. É APLICADA COM UMA DESEMPENADEIRA DE AÇO E DEPOIS COM UMA DE ACRÍLICO COM OS TIPOS DE ACABAMENTO DESEJADO
FUNCIONAIS – OS FABRICANTES NACIONAIS OFERECEM DESDE TINTAS ANTIBACTÉRIAS ATÉ AS QUE REFLETEM A RADIAÇÃO SOLAR PARA DIMINUIR A TEMPERATURA, AS COM EFEITO, LOUSA E AS QUE ATRAEM IMÃS.

 


TIPOS DE ACABAMENTOS

FOSCO – DISFARÇA IRREGULARIDADES DA PAREDE E FALHAS DE APLICAÇÃO OU DILUIÇÃO DA TINTA. O LADO RUIM É QUE SUJA MAIS.

ACETINADO – EXIGE PAREDES BEM NIVELADAS. É FÁCIL DE LIMPAR: BASTA USAR PANO ÚMIDO COM DETERGENTE.

BRILHANTE – POR SER O MAIS FÁCIL DE LIMPAR, É INDICADO PARA LUGARES COM CRIANÇAS. MAS REVELA OS DEFEITOS DA PAREDE.


 DICAS
– EVITE PINTAR EM DIAS CHUVOSOS OU COM VENTOS FORTES, POIS ELES TRAZEM POEIRA E OUTRAS SUJEIRAS PARA A PINTURA. TAMBÉM NÃO É BOM PINTAR QUANDO A TEMPERATURA ESTÁ MUITO BAIXA OU QUANDO A UMIDADE RELATIVA DO AR ESTÁ ACIMA DE 90%.

– NA HORA DE PINTAR UMA CASA O IDEAL É COMEÇAR PELO LADO EXTERNO. NA PARTE INTERNA, PINTE ANTES O TETO E SIGA PARA AS PAREDES. DEPOIS DEVEM SER PINTADAS AS PORTAS, AS JANELAS E POR ÚLTIMO OS RODAPÉS.

– O KIT BÁSICO DE PINTURA INCLUI: ROLOS, TRINCHAS, BANDEJAS, FITAS ADESIVAS, LIXAS, ESPÁTULAS DE AÇO (PARA APLICAR MASSAS EM PEQUENAS ÁREAS E REMOVER A PINTURA VELHA) E DESEMPENADEIRAS DE AÇO (PARA GRANDES ÁREAS).

 


VEJA ONDE ATENDEMOS:

PINTOR EM SÃO BERNARDO

PINTOR EM SÃO CAETANO

PINTOR EM SANTO ANDRÉ

PINTOR EM DIADEMA

PINTOR EM MAUÁ

PINTOR EM RIBEIRÃO PIRES