HOME

COMO PREPARAR A PAREDE PARA UMA PINTURA?

 

 

PARA UM BOM ACABAMENTO E UM RESULTADO SATISFATÓRIO É ESSENCIAL QUE A PAREDE QUE SERÁ PINTADA SEJA DEVIDAMENTE LIMPA E PREPARADA PARA RECEBER A TINTA DA FORMA ADEQUADA. ABAIXO ESTÃO ALGUMAS DICAS QUE VOCÊ PODERÁ SEGUIR PARA REALIZAR A PINTURA DE PAREDE NA SUA CASA.

MÓVEIS E DECORAÇÃO

ANTES DE MAIS NADA RETIRE QUALQUER MÓVEL OU ITEM DE DECORAÇÃO DO CÔMODO ONDE SERÁ FEITA A PINTURA PARA QUE NÃO EXISTA NENHUM IMPEDIMENTO AO PINTOR E PARA EVITAR QUE OUTRAS COISAS SEJAM SUJAS PELA TINTA. VALE LEMBRAR TAMBÉM QUE TODOS OS ESPELHOS DE INTERRUPTORES/TOMADAS, BOCAIS DE LÂMPADAS, PREGOS E ETC SEJAM DEVIDAMENTE REMOVIDOS DE FORMA QUE A PAREDE FIQUE TOTALMENTE LIVRE.

COMO ESTÁ A PAREDE?

DÊ UMA BOA INSPECIONADA NA PAREDE, VEJA SE ELA APRESENTA ALGUM BURACO, IRREGULARIDADE OU SE NECESSITA DE ALGUM REPARO. MUITAS VEZES A PAREDE POSSUI MUITAS IRREGULARIDADES, PRINCIPALMENTE PAREDES MAIS VELHAS E QUE AINDA ESTÃO MUITO ÁSPERAS POR CONTA DE RESÍDUOS COMO AREIA EM SUA SUPERFÍCIE. PARA ISSO, UTILIZE UMA ESPÁTULA E/OU UMA LIXA E PASSE POR TODA A PAREDE RETIRANDO QUALQUER IMPERFEIÇÃO E DEIXANDO-A O MAIS LISA POSSÍVEL. DESSA FORMA VOCÊ ECONOMIZARÁ NA MASSA CORRIDA E OBTERÁ UM ACABAMENTO MAIS PERFEITO E HOMOGÊNEO. APÓS ESSA RASPAGEM, UMA BOA DICA É PASSAR UM PANO ÁSPERO OU UMA VASSOURA EM TODA A PAREDE PARA RETIRAR O PÓ E RESÍDUOS QUE RESTARAM.

FUNDO

PARA QUE A PAREDE NÃO ABSORVA MUITA TINTA, É DESEJÁVEL QUE SEJA APLICADO UM FUNDO NESSA PAREDE ANTES DA APLICAÇÃO DA MASSA CORRIDA. ESSE PROCESSO É RÁPIDO E A SECAGEM TAMBÉM.

APLICAÇÃO DA MASSA CORRIDA

O PROCESSO DE APLICAÇÃO DE MASSA CORRIDA É BEM SIMPLES. É USADA UMA DESEMPENADEIRA E UMA ESPÁTULA. COM A ESPÁTULA, PEGUE UMA PORÇÃO DE MASSA NO GALÃO E APLIQUE NA DESEMPENADEIRA. COM UMA BOA QUANTIDADE DE MASSA NA DESEMPENADEIRA, PASSE-A DIRETAMENTE NA PAREDE COM MOVIMENTOS CONTROLADOS E SUAVES, DE FORMA A ESPALHAR A MASSA DE FORMA HOMOGÊNEA E RETA. PARA UM MELHOR ACABAMENTO É RECOMENDADA UMA OU MAIS DEMÃOS. ENTRE ESSAS DEMÃOS, PODEM SER FEITAS RASPAGENS COM UMA LIXA 100 PARA UMA ECONOMIA DE MASSA E UM MELHOR ACABAMENTO. AGUARDE UM PERÍODO DE PELO MENOS 4 HORAS PARA UMA NOVA DEMÃO PARA QUE A MASSA SEQUE POR COMPLETO.

LIXAMENTO

COM UMA LIXA PARA MASSA CORRIDA DE GRAMATURA 150, LIXE TODA A SUPERFÍCIE DA PAREDE DE FORMA IGUAL E EM MOVIMENTO CIRCULAR, EVITANDO CONTINUAR NO MESMO LOCAL POR MUITO TEMPO. AVALIE O QUÃO LISA ESTÁ A PAREDE E VÁ FAZENDO O ACABAMENTO DEVIDO. PARA TERMINAR, UTILIZE UMA LIXA MENOS ÁSPERA PARA PRODUZIR UMA TEXTURA SUAVE, PERFEITA PARA UMA BOA APLICAÇÃO DA TINTA NA FASE DA PINTURA